SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A funcionalidade do conceito de papelFlorescer: psicodrama em comunidades rurais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

CORREA, Andrea Raquel Martins. Jogos eletrônicos, psicodrama e imaginação. Rev. bras. psicodrama [online]. 2013, vol.21, n.2, pp. 93-103. ISSN 2318-0498.

Crianças e adolescentes, assim como muitos adultos, tornaram-se usuários de uma forma de entretenimento polêmica, embora atualmente banalizada: os jogos eletrônicos. Este artigo propõe uma reflexão que articula conceitos do Psicodrama ao universo da imaginação nos jogos eletrônicos. Será que os jogos podem propiciar exercícios de criação ou são apenas mecânicos e estimulam a rigidez no desempenho de papéis sociais e imaginários? Como podemos conceber a experiência das crianças que, fascinadas pelo prazer de simular outra realidade, a virtual, criam personagens e histórias todos os dias nas telas do computador? Seria possível nos aproximar dessa linguagem de comunicação, de forma que compreendêssemos qual o seu sentido para os jogadores?

Palavras-chave : Psicodrama; Jogos eletrônicos; Imaginação; Papel social; Papel virtual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )