SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Diálogos com a liderança através do Sociodrama e da Socioantropologia: das cenas temidas ao desenvolvimento de competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RODRIGUES, Rosane  e  YUKIMITSU, Rose Otaka. O jogo da loja mágica. Uma leitura brasileira e ampliação para uso clínico com crianças. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 12-21. ISSN 2318-0498.

Trata-se da leitura brasileira, feita por Rodrigues, de um jogo dramático para grupos: A Loja Mágica, criada por J. L. Moreno e adaptada por René Marineau. O jogo, que funciona basicamente por meio de negociações realizadas entre um participante/comprador e o condutor, é detalhado em suas etapas e suas aplicações, utilizando-se em sua adaptação brasileira da metodologia do Teatro de Reprise. As autoras ainda propõem uma ampliação do jogo, relatando um caso clínico do atendimento psicoterápico de uma criança e discutindo seus rápidos resultados. O jogo é especialmente indicado para grupos de adultos, em contextos intimistas, que propiciem uma atmosfera ritualística, e as autoras sugerem boa utilização com grupos de crianças em uma atmosfera lúdica e de descontração.

Palavras-chave : Psicodrama; Loja Mágica; Bazar de trocas; Grupo; Psicoterapia infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )