SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Propuestas de intervisión y autocuidado con psicodramaEspiral psicodramático: ciência e arte do aquecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GONCALVES, Yadja Nascimento; OLIVEIRA, Susana Kramer Mesquita; RIBEIRO, Aline Rodrigues  e  LAGE, Ana Maria Vieira. A experiencia da criança com diabetes: pesquisa qualitativa e interventiva em saúde por meio do sociodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 43-53. ISSN 2318-0498.

As doenças crônicas - entre elas a diabetes mellitus - acometem uma parcela significativa da população brasileira, incluindo crianças e adolescentes. Essas doenças impõem inúmeras limitações, tanto comportamentais como físicas e/ou nutricionais aos seus portadores, desencadeando atitudes e sentimentos específicos, o que requer um trabalho especializado de desenvolvimento da capacidade adaptativa, tanto no enfrentamento da doença, como no que se refere ao processo de adesão ao tratamento. O presente artigo apresenta uma pesquisa qualitativa e interventiva em saúde, com foco na compreensão dos significados das crianças sobre a experiência de ser portador de uma doença crônica, especificamente o diabetes mellitus tipo 1, em um contexto eminentemente social e relacional, promovido pelo método sociodramático.

Palavras-chave : Crianças; Psicologia hospitalar; Sociodrama; Diabetes mellitus; Grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )