SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A experiencia da criança com diabetes: pesquisa qualitativa e interventiva em saúde por meio do sociodramaMoreno e Espinosa: Aproximações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SANTOS, Antônio José dos  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. Espiral psicodramático: ciência e arte do aquecimento. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.1, pp. 54-64. ISSN 2318-0498.

Este estudo tem como propósito apresentar o espiral psicodramático para aquecimento e verificar sua aplicabilidade por meio da discussão de um caso clínico, à luz dos conceitos e das definições de Moreno e dos psicodramatistas contemporâneos. Buscam-se elementos que estabeleçam interfaces entre o espiral psicodramático com o diagrama de Elaine Goldman, em uma perspectiva complementar e de superposição. Visa-se contribuir para roteiros de sessões em níveis real, imaginário ou de fantasia, e investigar o surgimento das catarses de integração revolutiva, resolutiva e evolutiva. Tendo em vista que a espontaneidade, espinha dorsal da teoria psicodramática, somente é alcançada e mantida mediante o aquecimento em um ponto ideal e adequado, a adoção do espiral psicodramático pode contribuir para o alcance de estados espontâneos.

Palavras-chave : Aquecimento; Espontaneidade; Catarse de integração; Espiral psicodramático; Psicodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )