SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Clínica LGBT: contribuições do psicodrama para superação do estigma e da discriminaçãoPsicodrama com crianças: das intervenções clínicas às psicossociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SOARES, Luisa Villela  e  PENSO, Maria Aparecida. Proposta de intervenção com Grupo Multifamiliar com famílias nomeadas pela escola como violentas. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 15-24. ISSN 0104-5393.

Este artigo apresenta os resultados da utilização da metodologia de reuniões multifamiliares, com famílias indicadas pela escola como portadoras de relações violentas na sua dinâmica, numa perspectiva de prevenção à violência contra crianças e adolescentes e também algumas reflexões sobre a forma como essas famílias funcionam. A pesquisa explorou o material produzido em cinco encontros com oito famílias, em que se buscou construir com as famílias uma abordagem que possibilitasse pensar nas relações familiares e no que consideravam risco ou potencialidade no seu funcionamento. Os resultados mostraram que a violência presente no cotidiano é refletida diretamente na vida familiar. Essa violência em grande parte deve-se ao enfraquecimento do Estado em cumprir seu papel na garantia dos direitos.

Palavras-chave : Relações familiares; Intervenção social; Violência; Prevenção.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )