SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Proposta de intervenção com Grupo Multifamiliar com famílias nomeadas pela escola como violentasMatriz do Sonhar Social: uma proposta brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

WECHSLER, Mariângela Pinto da Fonseca; SANTOS, Thaís Figueiredo dos; SANTOS, Maria Altenfelder dos  e  SILVEIRA, Mariana Negrão. Psicodrama com crianças: das intervenções clínicas às psicossociais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2014, vol.22, n.2, pp. 25-35. ISSN 0104-5393.

O texto apresenta intervenções clínicas e socioeducacionais com crianças, a partir dos trabalhos de psicoterapia individual, grupal e de trabalhos institucionais. Conceitua e mostra como a Realidade Suplementar pode ser de grande valia no trabalho familiar com crianças pequenas, ao permitir a ressignificação das relações em status nascendi e a diminuição do sintoma. Pontua a importância da subjetividade do diretor no manejo de um grupo psicoterápico. Mostra intervenções socioeducacionais na Casa do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) que visam ir aonde a demanda se encontra, atualizando um movimento instituinte. Por fim, pontua as especificidades das intervenções no trabalho com crianças nos focos psicoterápico e socioeducacional e sinaliza a importância da formação de psicodramatistas que trabalham com crianças.

Palavras-chave : Psicodrama com crianças; Realidade Suplementar; Intervenções clínicas e socioeducacionais; Subjetividade do diretor; Formação de psicodramatista de crianças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )