SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A percepção de qualidade de vida no trabalho de empreendedores iniciantes no estado de São PauloA multiplicação dramática no ensino universitário no âmbito grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

TOLOI, Maria Dolores Cunha  e  SOUZA, Rosane Mantilla de. Sociodrama temático: um procedimento de pesquisa. Rev. bras. psicodrama [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 14-22. ISSN 0104-5393.

O objetivo deste trabalho é apresentar o Sociodrama Temático como um procedimento de pesquisa. Na investigação sobre como os adolescentes compreendem e enfrentam os conflitos conjugais nos contextos de casamento e separação, o Sociodrama Temático demonstrou ser um instrumento apropriado na abordagem dos temas desenvolvidos em pesquisa/intervenção clínica-social. Demonstrou ser útil na proteção aos aspectos de vulnerabilidade dos participantes e no desafio em obter um procedimento aos envolvidos na coconstrução do conhecimento científico. Mediante a ação criativa desenvolvida nas dramatizações, os participantes puderam expressar como são constituídas as diferentes concepções de família e como os papéis familiares são por eles compreendidos.

Palavras-chave : Sociodrama Temático; Pesquisa; Conflitos conjugais; Adolescentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License