SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Sociodrama temático: um procedimento de pesquisaGrupo autodirigido: uma estratégia para o desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FERNANDEZ, Ana María. A multiplicação dramática no ensino universitário no âmbito grupal. Rev. bras. psicodrama [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 23-32. ISSN 0104-5393.

Este artigo apresenta um modelo de trabalho característico da disciplina Teoria e Técnica de Grupo, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires: a Jornada de Produções Grupais, dispositivo pedagógico concebido para a aprendizagem em grupo por meio de uma experiência coletiva de oito horas, organizada em torno de um recurso psicodramático: Multiplicação Dramática. Esse dispositivo cria condições para apresentar a relevância da diversidade, com algumas considerações metodológicas, filosóficas e políticas sobre os conceitos de multiplicidade, diferença, diversidade que permitem não só categorias, mas as práticas e os procedimentos que deem visibilidade e, portanto, enunciabilidade à diversidade das diversidades de uma ação coletiva.

Palavras-chave : Diversidade; Multiplicidade; Ação coletiva; Dispositivo; Multiplicação Dramática.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License