SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Grupo autodirigido: uma estratégia para o desenvolvimento do papel de diretor e ego-auxiliarRessonância corporal: uma proposta de intervenção psicodramática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

WECHSLER, Mariângela Pinto da Fonseca; VIEIRA, Dirce Fátima  e  ROLIM, Vera Lucia. Grupo autodirigido: tecendo sobre e fluindo com.... Rev. bras. psicodrama [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 42-50. ISSN 0104-5393.

Este artigo nasceu da experiência inovadora das autoras com a implementação de Grupo Autodirigido em um curso de Psicodrama, da pesquisa qualitativa feita sobre esse tema e das experiências singulares adquiridas na trajetória de ser Psicodramatista de todas as autoras. O Grupo Autodirigido é um dispositivo de aprendizagem, em que confluem aspectos psicoterápicos e de aprendizagem. Pode ser realizado institucionalmente ou em consultório privado. Este artigo se propõe a mostrar as diferenças e as semelhanças entre essas abordagens e também entre o GAD, nos focos socioeducacional e psicoterápico. Discute ainda a possibilidade de acolher outros papéis profissionais, além da formação de psicodramatista, e enfatiza a Pesquisa-Ação com seu fundamento político e ideológico como a precursora filosófica desse dispositivo de aprendizagem.

Palavras-chave : Grupo Autodirigido; Psicodrama; Pesquisa-Ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License