SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Grupo autodirigido: tecendo sobre e fluindo com...O papel do professor na proteção de crianças: contribuições do Sociodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GIRO, Natália Regina; OLIVEIRA, Melissa Marques Torres; MUSLEH, Maher Hassan  e  PRADO, Wendy. Ressonância corporal: uma proposta de intervenção psicodramática. Rev. bras. psicodrama [online]. 2015, vol.23, n.1, pp. 51-59. ISSN 0104-5393.

Para este trabalho, especificamente apresentamos uma proposta de intervenção grupal psicodramática intitulada de "Ressonância Corporal", fundamentada no estudo e na prática de ações que utilizam a linguagem não verbal - comunicação corporal -, objetivando desvelar aquilo que é falado e sentido, bem como potencializar a capacidade expressiva do corpo inerente às pessoas. A vivência apresentada promove o resgate e a consciência da linguagem corporal, a partir da prática e da reflexão da relação comunicação-corpo. A ressonância corporal pode ser classificada como uma intervenção psicodramática que implica duas ou mais pessoas "ressoarem" a mensagem emitida por um indivíduo ou um grupo por meio de uma ação corporal executada.

Palavras-chave : Corpo; Comunicação; Socionomia; Teatro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License