SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2História de vida: aspectos teóricos da Psicossociologia clínicaPsicosociodrama intuitivo antes de Moreno: conto de Natal de Dickens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

COMPARINI, Ana Carolina Faria Maniglia; RIBEIRO, Daniela de Figueiredo; ANDRADE, Antonio dos Santos  e  GOMES, Angélica Teixeira. O jogo dramático com mulheres de uma comunidade: revelando potências de desenvolvimento humano e social. Rev. bras. psicodrama [online]. 2015, vol.23, n.2, pp. 32-41. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20150005.

A presente pesquisa buscou investigar as percepções de mulheres que vivenciaram uma intervenção grupal psicodramática sobre os efeitos e as transformações ocorridas durante e depois dessa experiência. O processo grupal foi constituído de dez encontros, com duração de 120 minutos cada e contou com a participação de 12 mulheres de uma comunidade de baixa renda, na faixa etária de 20 a 68 anos, que não exerciam atividades profissionais fora de casa, cinco delas eram mães e sete, avós. O jogo dramático envolveu e capturou a entrega das participantes ao fluxo de espontaneidade proposto, expresso na relação com elas mesmas, na relação com as demais participantes, com seus organismos, propiciando-lhes saúde e bem-estar, e também na inserção em seus átomos sociais, produzindo desenvolvimento social.

Palavras-chave : Psicodrama; Psicoterapia de grupo; Desenvolvimento humano e social; Espontaneidade; Esquizoanálise.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License