SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Coinconsciente para além do tempo e do espaçoO vínculo entre profissional de saúde e pessoas com transtornos alimentares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

LIRA, Adriana; CERQUEIRA, Edenir Christine  e  GOMES, Candido Alberto. As relações interpessoais entre adolescentes: o teste sociométrico como recurso para superar conflitos e violências escolares. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 24-33. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20160004.

Este artigo tem por objetivo apontar o teste sociométrico como recurso capaz de subsidiar o trabalho do professor em sala de aula no acompanhamento das relações interpessoais entre adolescentes para mediar conflitos, ensinar-lhes a conviver e superar violências. O mapeamento foi realizado em uma turma do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública, com histórico de violências, na periferia de Brasília. O resultado do teste sociométrico demonstrou que a professora, desconhecendo os adolescentes e a origem dos conflitos nas relações interpessoais dos alunos, adotava medidas reativas por ensaio e erro, contribuindo para o ciclo das violências e consequentemente para o seu desestímulo profissional.

Palavras-chave : relações interpessoais; adolescência; conflito; violência escolar; sociometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License