SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1O vínculo entre profissional de saúde e pessoas com transtornos alimentaresRelacionamentos amorosos e pós-modernidade: contribuições psicodramáticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ZAKABI, Denise. Sociodrama de projeção de futuro com jovens assentados: encontros e despedidas. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.1, pp. 44-51. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20160006.

Este trabalho apresenta a análise de uma projeção de futuro sociodramática realizada com jovens de um assentamento localizado no litoral do Ceará. Foi formado um grupo sociodramático, em uma escola de ensino médio do campo. Os jovens almejavam continuar seus estudos e exercer profissões que lhes possibilitassem maior renda, mas para isso precisariam estudar em outras cidades. Chamou atenção o enraizamento desses jovens no local onde moram e com as pessoas com quem convivem, pois todos manifestaram o desejo de retornar, depois de concluídos os estudos. As políticas públicas podem ampliar ou limitar os projetos de futuro de jovens, ao possibilitar condições de permanência nas áreas rurais. Particularmente, este estudo traz reflexões sobre a contribuição do sociodrama para as comunidades.

Palavras-chave : grupos sociais; role playing; adolescentes; migração humana; ambientes rurais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License