SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Instrumentos morenianos aprofundam os processos de colaboração ambiental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

TORRES, Roberta Rodrigues Alves; SPIZZIRRI, Giancarlo; BENATTI, Edna Terezinha  e  ABDO, Carmita Helena Najjar. Psicoterapia pré-cirúrgica em grupos de homens e mulheres transexuais participantes do processo transexualizador. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 2-16. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160015.

Indivíduos transexuais foram divididos em dois grupos, para o seguimento psicoterapêutico semanal, no Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP), desde 2011; o primeiro grupo, constituído por mulheres transexuais (MTS) - sexo masculino e que se identificam com o gênero feminino, e o segundo por homens transexuais (HTS) - sexo feminino e que se identificam com o gênero masculino. Foram levantados dados clínicos e psicodinâmicos desses grupos. Verificou-se ao longo dos anos a relevância dessa abordagem para dirimir conflitos e sofrimento associados com essa condição, além de terem sido notadas particularidades, durante o manejo dos grupos, relacionadas ao gênero com o qual os indivíduos se identificam.

Palavras-chave : transexualismo; disforia; psicoterapia de grupo; psicodrama; cirurgia de redesignação sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License