SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Psicoterapia pré-cirúrgica em grupos de homens e mulheres transexuais participantes do processo transexualizadorPsicodrama e meio ambiente: o ser ambiental, suas percepções e limitações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

PARTANEN-HERTELL, Marjut. Instrumentos morenianos aprofundam os processos de colaboração ambiental. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 17-28. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160016.

Pessoas de várias origens colaboram em questões ambientais. Podem ter os mesmos objetivos explícitos, mas suas conservas culturais imateriais, por exemplo, modelos mentais, regras e valores - o conhecimento tácito ‒, muitas vezes divergem. Instrumentos morenianos como o sociodrama e a "relaciometria" concretizam modelos mentais, atitudes e valores, contribuindo para criar uma percepção coletiva. Isso libera tempo para a resolução de problemas reais e forma uma compreensão holística das complexas estruturas subjacentes. O uso de métodos morenianos pode levar mais rapidamente a soluções apropriadas. O foco volta-se para formas de enriquecer e acelerar a colaboração multinacional conectada aos temas ambientais, sociais e econômicos, portanto, ao desenvolvimento sustentável. Há um grande interesse na possibilidade de unir métodos explícitos de planejamento, incluindo recursos informatizados, com os instrumentos morenianos.

Palavras-chave : Moreno; Jacob Levy; 1892-1974; educação ambiental; role playing; modelo mental; inteligência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License