SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Instrumentos morenianos aprofundam os processos de colaboração ambientalCantodrama: um instrumento de intervenção terapêutica na abordagem psicodramática bipessoal e grupal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

RODRIGUES, Zilda  e  FELICIO, Munir Jorge. Psicodrama e meio ambiente: o ser ambiental, suas percepções e limitações. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 29-37. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160017.

Este texto reúne contribuições do Psicodrama na perspectiva de impulsionar as discussões sobre a degradação ambiental, cuja gravidade coloca em risco a sobrevivência humana das gerações futuras. Para ampliar e aprofundar a compreensão do comportamento humano na sociedade contemporânea, frente aos problemas ambientais atuais, o debate teórico é acompanhado pela aplicação do jogo dramático realizado com nove discentes do curso de Psicologia e com dez senhoras da Pastoral da Terceira Idade. Conclui-se que as alterações na percepção ambiental estão atreladas às vivências sociais, nas quais o meio ambiente é concebido e apreciado por valores axiológicos diferentes, em virtude de aspectos geográficos, culturais, históricos, econômicos e ideológicos.

Palavras-chave : ambiente; educação ambiental; psicodrama; técnica do jogo sociodramático; análise de conteúdo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License