SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Psicodrama e meio ambiente: o ser ambiental, suas percepções e limitaçõesEpisteme do Sociodrama na Revista Brasileira de Psicodrama índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

CUNHA, Débora Cestaro da. Cantodrama: um instrumento de intervenção terapêutica na abordagem psicodramática bipessoal e grupal. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 38-46. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160018.

Neste estudo de pesquisa socionômica, verificamos e experimentamos o canto como um instrumento para se atingir a catarse no processo psicodramático nas duas modalidades de investigação: individual, em consultório (no formato bipessoal), e em grupo, por meio de vivência psicodramática de Cantodrama. Abordamos qualitativamente os conteúdos emergentes por meio de uma descrição detalhada desse novo fenômeno gerado pelo cantar. Buscamos analisar fatos e dados de situações particulares para verificar a comprovação da eficácia do Cantodrama na abordagem psicodramática. O ato cantado superou palavras, expressando o Ser que sente. Assim, observou-se que o canto e o drama - Cantodrama -, unidos pela abordagem psicodramática de Jacob Levy Moreno, podem e devem ser utilizados como uma das possibilidades estratégicas terapêuticas.

Palavras-chave : psicodrama; canto; catarse.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License