SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Cantodrama: um instrumento de intervenção terapêutica na abordagem psicodramática bipessoal e grupalO recurso psicodramático na intervenção com o adulto autor de ofensa sexual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BERNARDES, Márcia Pereira  e  SILVA, Narbal. Episteme do Sociodrama na Revista Brasileira de Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 47-57. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160019.

Neste artigo são analisadas e interpretadas as bases epistemológicas do Sociodrama e, em decorrência, seu enquadre nos quadrantes humanistas, em Humanismo, Funcionalismo, Estruturalismo ou Interpretativismo, segundo Burrell e Morgan (1979). Para tanto, foi realizado um estudo bibliométrico na Revista Brasileira de Psicodrama, publicação nacional da Federação Brasileira de Psicodrama (Febrap). Atendendo a um critério estabelecido para seleção, cinco artigos foram analisados. Como conclusão, foi constatado que, na perspectiva desses autores, prevalece situar o Sociodrama entre os limites do Humanismo e do Interpretativismo. Por fim, ficou evidente que alguns autores deixam mais claras suas escolhas epistemológicas, enquanto outros não se pronunciam a respeito.

Palavras-chave : psicodrama; sociodrama; representação social; bibliometria; Revista Brasileira de Psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License