SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Episteme del Sociodrama en la Revista Brasileña de PsicodramaEl sociodrama como metodología de intervención con condenados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión impresa ISSN 0104-5393versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

WOLFF, Lana dos Santos; OLIVEIRA, Eliane Salzano de; MARRA, Marlene Magnabosco  y  COSTA, Liana Fortunato. O recurso psicodramático na intervenção com o adulto autor de ofensa sexual. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 58-68. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160020.

Este texto tem por objetivo propor a utilização do objeto intermediário e do "como se" como mediadores reflexivos necessários em uma intervenção psicossocial dirigida a autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de pesquisa documental realizada em uma instituição de saúde. Os participantes foram 14 adultos ofensores sexuais, que integraram uma intervenção psicossocial grupal com oito sessões, que estão aqui descritas. A introdução do "como se" diminui a tensão na discussão dos temas e possibilita oportunidades de maior expressão na ação. A adoção do objeto intermediário constrói um ambiente lúdico que auxilia na interação entre os participantes. A orientação teórica e prática do Psicodrama permite o desvio da atenção para temas que têm grande comprometimento social e moral.

Palabras clave : abuso sexual; psicodrama; intervenção psicossocial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License