SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Episteme do Sociodrama na Revista Brasileira de PsicodramaO sociodrama como metodologia de intervenção com condenados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

WOLFF, Lana dos Santos; OLIVEIRA, Eliane Salzano de; MARRA, Marlene Magnabosco  e  COSTA, Liana Fortunato. O recurso psicodramático na intervenção com o adulto autor de ofensa sexual. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 58-68. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160020.

Este texto tem por objetivo propor a utilização do objeto intermediário e do "como se" como mediadores reflexivos necessários em uma intervenção psicossocial dirigida a autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Trata-se de pesquisa documental realizada em uma instituição de saúde. Os participantes foram 14 adultos ofensores sexuais, que integraram uma intervenção psicossocial grupal com oito sessões, que estão aqui descritas. A introdução do "como se" diminui a tensão na discussão dos temas e possibilita oportunidades de maior expressão na ação. A adoção do objeto intermediário constrói um ambiente lúdico que auxilia na interação entre os participantes. A orientação teórica e prática do Psicodrama permite o desvio da atenção para temas que têm grande comprometimento social e moral.

Palavras-chave : abuso sexual; psicodrama; intervenção psicossocial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License