SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Psychodramatic resource in the intervention for adult sex offenderPost traumatic stress disorder: news, treatment and Psychodrama author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

Print version ISSN 0104-5393On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

CARDOSO, Luiz Felipe Viana  and  CAMPOS, Maria das Graças de Carvalho. O sociodrama como metodologia de intervenção com condenados. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 69-79. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160021.

Este artigo apresenta um estudo sobre o uso do Sociodrama como metodologia de intervenção com condenados que cumprem pena no Método de Execução Penal APAC. Busca-se compreender como essa metodologia pode servir para auxiliar no desenvolvimento de novos papéis e na (re) construção do projeto de vida dos condenados, à luz da socionomia de Jacob Levy Moreno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada com reclusos de uma Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Minas Gerais, que visa refletir sobre o sentido do encarceramento e a produção de novos projetos de vida para esses indivíduos. Foi possível estabelecer correspondência entre os resultados alcançados e a teoria sociodramática, uma vez que esta pode se constituir como uma intervenção psicológica no contexto prisional.

Keywords : psicologia jurídica; presidiários; psicodrama; socionomia; projeto de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License