SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Sociodrama as an intervention methodology for convictsPsychodrama and race relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

Print version ISSN 0104-5393On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

CUKIER, Rosa. Estresse pós-traumático: novidades, tratamento e Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 81-90. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160022.

O estudo das reações humanas ao trauma tem crescido substancialmente nos últimos anos englobando, não apenas as Histéricas de Freud, mas também os combatentes de guerras, sobreviventes de tragédias naturais e as vítimas de abuso infantil e violência doméstica. Surgiram, pela ampliação do campo de trabalho, inúmeras terapias novas, cada uma reclamando maior eficiência e rapidez que a outra, fazendo com que os terapeutas das velhas escolas psicodinâmicas pareçam dinossauros antiquados e sem recursos úteis no tratamento destas questões. Este artigo visa mostrar as contribuições contemporâneas de colegas psicodramatistas internacionais para lidar com situações de Estresse pós-traumático, bem como estimular o desenvolvimento de estudos controlados estatisticamente que possam mostrar a riqueza do nosso instrumental teórico e prático.

Keywords : distúrbio do estresse pós-traumático; psicodrama; avaliação terapêutica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License