SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Estresse pós-traumático: novidades, tratamento e PsicodramaEspontaneidade na terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MALAQUIAS, Maria Célia; NONOYA, Denise Silva; CESARINO, Antonio Carlos Massarotto  e  NERY, Maria da Penha. Psicodrama e relações raciais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2016, vol.24, n.2, pp. 91-100. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20160023.

Este artigo é fruto do tema da mesa-redonda "Psicodrama e relações raciais", apresentada no 20º Congresso Brasileiro de Psicodrama. Seu objetivo é discutir a relevância de um espaço para compartilhar práticas, vivências e pesquisas sobre relações raciais. Moreno apresenta o Etnodrama como a contribuição do Psicodrama para tratar problemas étnicos. Sob a perspectiva de Guerreiro Ramos, visamos focar parte da história dessas relações no Brasil, marcadas por racismo e sofrimento psíquico. Evidencia-se a necessidade de conhecer as especificidades dessas relações de preconceito, discriminação e exclusão, que sutil ou explicitamente desencadeiam profundas feridas emocionais. Movidos pelas ressonâncias da referida mesa, apresentamos nossa discussão, acrescidas de seis depoimentos da plateia, e convidamos os leitores a refletir: como os psicodramatistas podem intervir nessa realidade?

Palavras-chave : psicodrama; relações étnicas e raciais; sofrimento; racismo; inclusão social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License