SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Child psychotherapy mediated by children's stories: case study from the perspective of PsychodramaRessignificação da morte na abordagem psicodramática: perdas e ganhos no luto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MELLO, Debora  e  WECHSLER, Mariângela Pinto da Fonseca. Bioatria: um conceito essencial no território da obra de J. L. Moreno. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 38-48. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170005.

O conceito de Bioatria foi criado por Moreno em resposta às preocupações e ameaças à manutenção da vida na biosfera. O presente estudo foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa, como revisão teórica, conecta a Bioatria como metaeixo na teoria moreniana; a segunda etapa, como prática, utiliza o método sociopsicodramático e investiga, em cinco grupos distintos, os significados que os participantes atribuíam às suas relações com a Terra, assim como as possibilidades de se engajarem, ou não, em iniciativas visando à sustentabilidade. Os resultados sugerem algumas categorizações sobre escolhas positivas, ambivalentes ou neutras e negativas em relação ao tema pesquisado e caminhos possíveis para a ampliação desta reflexão em novos estudos.

Palavras-chave : grupos focais; vivências emocionais; bioatria; desenvolvimento sustentável; método sociodramático.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License