SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Bioatria: um conceito essencial no território da obra de J. L. MorenoO Psicodrama e a pós-modernidade: espontaneidade como via de resistência aos poderes vigentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

STRAUCH, Vanessa Ramalho Ferreira. Ressignificação da morte na abordagem psicodramática: perdas e ganhos no luto. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 59-67. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/15329/2318-0498.20170006.

Este artigo visa analisar as contribuições do Psicodrama e do Sociodrama no processo de elaboração e ressignificação do luto, nas modalidades individual e grupal. Ao lidar com a morte no contexto psicodramático, possibilitou-se ao indivíduo um novo olhar diante das perdas, advindo da realização simbólica viabilizada pela realidade suplementar, bem como o resgate dos vínculos saudáveis, da espontaneidade e do autoconhecimento. Nas intervenções propostas de psicoterapia individual e de vivência aberta em grupo, as técnicas psicodramáticas foram instrumentos fundamentais para o fortalecimento do sujeito em suas relações interpessoais e seus papéis sociais desempenhados.

Palavras-chave : luto; psicodrama; espontaneidade; realidade suplementar; sociodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License