SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Resignificación de la muerte en enfoque psicodramático: las pérdidas y ganancias en el lutoSoledad y aislamiento sociométrico: antítesis y sinonimia - estudios preliminares a partir de grupos de drogadictos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicodrama

versión impresa ISSN 0104-5393versión On-line ISSN 2318-0498

Resumen

VIEIRA, Érico Douglas. O Psicodrama e a pós-modernidade: espontaneidade como via de resistência aos poderes vigentes. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.1, pp. 59-67. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170007.

O Psicodrama é um projeto fundado na Modernidade que busca combater as formas sociais aprisionadoras da liberdade humana. Este trabalho procura investigar as possibilidades de atualização do Psicodrama diante das transformações subjetivas e sociais ocorridas na Pós-Modernidade. Atualmente, o que se percebe são vivências crescentes de sentimentos de impotência, inadequação pessoal e autodesprezo. A ideia de espontaneidade como esforço de recuperar uma presença que potencializa um corpo percipiente em ação que apreende a realidade em seus múltiplos significados e busca transformar o contexto é uma importante contribuição psicodramática. O conceito de espontaneidade pode representar uma estratégia de resistência aos poderes vigentes que desvitalizam as capacidades criativas e deterioram a autoconfiança dos sujeitos pós-modernos.

Palabras clave : psicodrama; pós-modernidade; espontaneidade; modernidade; empoderamento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License