SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Psychodramatic act intervention: broadening the possibilitiesSignifications attributed to idleness in psychodramatic workshops in a nongovernmental organization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

Print version ISSN 0104-5393On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

BARROS, Luiza Maria Soares. Supervisão socioeducacional: compartilhando a construção do papel de supervisor em Psicodrama. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 28-36. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170019.

Neste artigo, são compartilhadas experiências e reflexões que aconteceram durante a construção do papel de psicodramatista didata supervisor e que favoreceram o processo de tomada de papel. São descritos os passos para assumir o lugar de poder assimétrico que a supervisão tem na orientação de projetos e construção coletiva de saberes, com base na Socionomia e na Pedagogia Psicodramática. Por meio dessa experiência também foi possível visualizar como o trabalho de supervisão pode fortalecer os vínculos internos da escola e a rede sociométrica dos psicodramatistas, contribuindo para a expansão e a perpetuação da Socionomia, que é uma das funções do papel de supervisor.

Keywords : supervisão psicodramática; matriz de identidade; papel; vínculo; rede sociométrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License