SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue2Socio-educational supervision: sharing the construction of the supervisor role in PsychodramaPsychodramatic games as competence-based management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

Print version ISSN 0104-5393On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

ROSAS, Eloisa Vilas Boas  and  CARIOCA, Jacinta Maria Grangeiro. Significações atribuídas ao ócio nas oficinas psicodramáticas numa organização não governamental. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 37-46. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170020.

Este artigo objetivou identificar as significações atribuídas ao ócio a partir de oficinas psicodramáticas junto à equipe da Associação dos Voluntários do Hospital São José. As necessidades emergentes aos comportamentos organizacionais e pessoais foram protagonizados em várias expressões dos participantes: no brincar, na entrega, na escuta de si e do outro, na busca de conciliar necessidades individuais e organizacionais, evitando a dicotomia e rebuscando o movimento de integração alinhado a um tempo que age na verdade e na presença. A pesquisa de cunho bibliográfico e estudo de caso focou na análise qualitativa evidenciando a riqueza do processo grupal. Os resultados apontam que a metodologia psicodramática favoreceu a significação do ócio numa dimensão criativa, respaldando a pedagogia do ócio.

Keywords : psicodrama; organização não governamental; trabalho; ócio.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License