SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Supervisão socioeducacional: compartilhando a construção do papel de supervisor em PsicodramaO jogo dramático na gestão por competência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ROSAS, Eloisa Vilas Boas  e  CARIOCA, Jacinta Maria Grangeiro. Significações atribuídas ao ócio nas oficinas psicodramáticas numa organização não governamental. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 37-46. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20170020.

Este artigo objetivou identificar as significações atribuídas ao ócio a partir de oficinas psicodramáticas junto à equipe da Associação dos Voluntários do Hospital São José. As necessidades emergentes aos comportamentos organizacionais e pessoais foram protagonizados em várias expressões dos participantes: no brincar, na entrega, na escuta de si e do outro, na busca de conciliar necessidades individuais e organizacionais, evitando a dicotomia e rebuscando o movimento de integração alinhado a um tempo que age na verdade e na presença. A pesquisa de cunho bibliográfico e estudo de caso focou na análise qualitativa evidenciando a riqueza do processo grupal. Os resultados apontam que a metodologia psicodramática favoreceu a significação do ócio numa dimensão criativa, respaldando a pedagogia do ócio.

Palavras-chave : psicodrama; organização não governamental; trabalho; ócio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License