SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2O jogo dramático na gestão por competênciaInterlocuções entre Moreno e Bronfenbrenner no contexto de grupos musicais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão impressa ISSN 0104-5393versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MOREIRA, Bruno Haroldo  e  BERNARDES, Márcia Pereira. O Sociodrama como método para o desenvolvimento de competências gerenciais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2017, vol.25, n.2, pp. 55-64. ISSN 0104-5393.  http://dx.doi.org/15329/2318-0498.20170022.

Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições do Sociodrama no desenvolvimento de competências gerenciais. Visando avaliar a capacidade de o Sociodrama contribuir ou não para o desenvolvimento de competências gerenciais em uma instituição pública federal, procedeu-se a uma intervenção em um grupo de 20 gestores de seu quadro gerencial. Como método de pesquisa, foi realizada uma sessão sociodramática cujo aquecimento foi baseado nas competências já mapeadas pela instituição. A dramatização refletiu entraves vivenciados pelos gestores no desempenho de seus papéis profissionais, resultando na produção de respostas novas e transformadoras de situações cotidianas, levando à conclusão de que o Sociodrama é capaz de contribuir para o desenvolvimento de competências gerenciais quando aplicado em uma instituição pública federal.

Palavras-chave : psicodrama; role playing; apoio matricial; administração pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License