SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Um caso sobre o brincar, o Psicodrama e as relações afetivasMétodos ativos de ensino: coconstrução subjetiva da capacidade de pensar o próprio pensamento em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GESSER, Roselita  e  COSTA, Cleber Lázaro Julião. Menina Mulher Negra: construção de identidade e o conflito diante de uma sociedade que não a representa. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 18-30. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180010.

O presente artigo tem como propósito fazer a leitura e a reflexão acerca da construção de identidade étnico-racial da menina mulher negra no contexto escolar, marcado pelo período da adolescência. Para alcançar esse objetivo, foi realizado o estudo da narrativa do filme intitulado "Jennifer", problematizando as questões raciais e os desdobramentos vividos pela protagonista, com abordagem psicodramática e estudos voltados para a construção de identidade afrocentrada. O objetivo é trazer à superfície os papéis sociais, cristalizados aos quais estão submetidas as meninas mulheres negras em uma sociedade não representativa e que não valoriza positivamente a expressão de sua ancestralidade.

Palavras-chave : menina; adolescência; racismo; identidade étnico-racial; psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License