SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Menina Mulher Negra: construção de identidade e o conflito diante de uma sociedade que não a representaAs imagens psicodramáticas com bonecos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

KIM, Leila. Métodos ativos de ensino: coconstrução subjetiva da capacidade de pensar o próprio pensamento em sala de aula. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 31-40. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180015.

Trata-se da descrição de uma intervenção educacional aplicada em sala de aula para demonstrar como a interdisciplinaridade compreendida num eixo multidisciplinar estimula o protagonismo de alunos, na construção coletiva do conhecimento. Ilustra-se como o pensamento crítico se desenvolve em cinco etapas para comprovar a integração entre teoria e prática na inter-relação entre pesquisa, sala de aula e trabalho na comunidade. Supõe-se que a aplicação de metodologias problematizadoras de ensino, em cursos de pós-graduação, pode ser um caminho fundante para o redimensionamento de ações profissionais emancipatórias. Conclui-se que experiências intersubjetivas em aprendizagem significativa espelhadas nessas práticas de ensino propiciam melhor qualidade de vida e capacidade de pensar nos sujeitos coparticipantes e em sua descentralização por meio de redes autossustentáveis.

Palavras-chave : métodos ativos; educação; relação professor-aluno; pensamento; saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License