SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Métodos ativos de ensino: coconstrução subjetiva da capacidade de pensar o próprio pensamento em sala de aulaPsicodrama interno no tratamento de traumas: direcionadores de manejo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GUIMARAES, Leonídia Alfredo. As imagens psicodramáticas com bonecos. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 41-50. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180017.

Este artigo aborda o uso técnico de bonecos pouco estruturados na prática da Construção de Imagens Psicodramáticas. Esse novo manejo clínico foi apresentado no 21º Congresso Brasileiro de Psicodrama, em Fortaleza (2018). Nessa ocasião, os bonecos serviram como auxiliares para a construção de imagens. Posteriormente, durante um workshop pôde ser observada sua função mediadora e de aquecimento específico para atuar em processo mais espontâneo e criativo, mediante a retração do si mesmo psicológico, retirando o protagonista de um estado de alarme transitório que o impedia de objetivar uma situação recente. Apresento os fundamentos dessa prática clínica inédita, com o objetivo de ampliar as discussões e estimular sua utilização, especialmente em psicodrama bipessoal e infantil.

Palavras-chave : imagens psicodramáticas; função auxiliar; bonecos; núcleo do eu; psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License