SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Psicodrama interno no tratamento de traumas: direcionadores de manejoO acompanhamento terapêutico como multiplicador de egos auxiliares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MOREIRA, Leila Dittmar. Mitodrama - fio condutor de um caso clínico. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 66-75. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180014.

Um paciente proveniente de vários atendimentos psiquiátricos queixava-se de dores intensas na região lombar que o impediam de trabalhar. No atendimento psicoterápico, o tema protagônico surgiu por meio do símbolo de "uma grande cobra que o envolve, aperta e comprime", o qual resolvemos pesquisar utilizando o conceito de mitologema abordado por Maciel. Essa teoria nos levou a conhecer a dinâmica do paciente e a desvendar seus "complexos afetivos" por meio dos mitos revelados. Pela inversão de papéis, ele pôde trazer seus antigos sentimentos de rejeição, culpa e medo. O acompanhamento das sessões seguiu o enredo mítico apresentado nas entrelinhas da queixa, o que facilitou sua experiência de viver o mito de forma consciente e voluntária.

Palavras-chave : mitodrama; mitologema; complexos afetivos; psicoterapia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License