SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Mitodrama - fio condutor de um caso clínicoCrack, é possível vencer!? Sociodrama, drogas e políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GULASSA, Daniel C. R.. O acompanhamento terapêutico como multiplicador de egos auxiliares. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 76-85. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180003.

O acompanhamento terapêutico (AT) é uma intervenção terapêutica que trabalha com o sujeito acompanhado em lócus variados - casa, trabalho etc. O ego auxiliar (EA) é um instrumento psicodramático de tratamento que ajuda a vincular, revelar situações e superar conflitos, por meio da interação entre as partes, buscando desenvolver relações mais saudáveis. Pretende-se aqui explanar sobre o AT com ênfase em sua função de EA e de multiplicador de EAs na comunidade. Para tal, será apresentada a descrição de dois casos de AT cujo processo facilitou o desenvolvimento de EAs na comunidade para que os acompanhados transitassem nesta de forma mais satisfatória. A presença de EAs na comunidade catalisou o processo de inclusão social dos acompanhados.

Palavras-chave : acompanhamento terapêutico; ego auxiliar; psicodrama; intervenção terapêutica; comunidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License