SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número1Crack, é possível vencer!? Sociodrama, drogas e políticas públicasTempo, espaço, realidade e cosmos: clínica ampliada e sofrimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

PERAZZO, Sergio. O mito da cadeira vazia. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.1, pp. 101-107. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180020.

O desenvolvimento pós-moreniano de uma teoria da imaginação e fantasia obriga-nos a revisar o conceito de realidade suplementar, compreendida hoje em sua concepção histórica como um ponto fundamental da teoria do psicodrama, que nos obriga a uma revisão à luz de um conjunto que engloba a filosofia do momento de Moreno, aderida intimamente às suas formulações teóricas e às consequências práticas e técnicas. Sob esse ponto de vista, a técnica da cadeira vazia, tornada mítica, é muito mais que uma técnica, ganhando maior importância quando ultrapassa sua mera definição como objeto intermediário, focada hoje nas raízes de uma realidade suplementar, ou seja, o campo de atuação de nossa criatividade na cena psicodramática e no cotidiano relacional da vida de todos nós.

Palavras-chave : realidade suplementar; objeto intermediário; técnica da cadeira vazia; encontro; teoria da imaginação e fantasia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License