SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue2Marital bond: a psychodramatic study of the relationship networks of the male spouse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicodrama

On-line version ISSN 2318-0498

Abstract

FERNANDES, Jéssica da Luz  and  CASTRO, Amanda. A influência da prática do teatro no desenvolvimento da espontaneidade: uma pesquisa com alunos de uma escola de teatro. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 8-22. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180023.

Este artigo teve por objetivo compreender as possíveis influências de aulas de teatro no desenvolvimento da espontaneidade dos alunos. A pesquisa ocorreu com oito alunos, cinco do nível básico do curso de teatro e três do nível avançado. Os dados da entrevista foram analisados mediante a Classificação Hierárquica Descendente, com auxílio do software Iramuteq; e os dados da escala de espontaneidade foram analisados pela estatística descritiva. Identificou-se uma maior média de espontaneidade em alunos que frequentavam as aulas há mais tempo. O desenvolvimento dessa característica ficou evidenciado por falas que reforçaram mudanças nas relações sociais, na forma como percebem a si, ao mundo e encaram as opiniões alheias, resultando em maior liberdade para expressar sentimentos e pensamentos diante do outro.

Keywords : espontaneidade; teatro; saúde; psicodrama.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License