SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2A influência da prática do teatro no desenvolvimento da espontaneidade: uma pesquisa com alunos de uma escola de teatroLeitura Psicodramática dos conceitos de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Resiliência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SILVA, Beatriz Félix da  e  DANIELSKI, Wladinéia Campos. Vínculo conjugal: um estudo psicodramático das redes relacionais do cônjuge masculino. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 23-35. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180024.

Esta pesquisa teve como objetivo investigar a hipótese de modificações nas redes relacionais do cônjuge masculino após o estabelecimento do vínculo conjugal. Os procedimentos metodológicos empregados foram a pesquisa-ação, usando o Psicodrama como método e a técnica psicodramática Átomo Social como recurso para a obtenção de dados, possibilitando a compreensão das redes relacionais antes e após a vida conjugal dos três participantes envolvidos. Conclui-se que a rede relacional sofre uma reconfiguração sociométrica, que está diretamente ligada à estabilidade e ao desempenho de outros papéis, bem como ao modelo de vínculo constituído pelo casal e por seus acordos conjugais, conciliando os objetivos comuns e os projetos pessoais e individuais.

Palavras-chave : relações conjugais; casamento; técnicas psicoterapêuticas; sociometria.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License