SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Vínculo conjugal: um estudo psicodramático das redes relacionais do cônjuge masculinoO psicodrama no tratamento das dependências do comportamento patológico de jogar e de comprar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BERNARDES, Márcia Pereira; NICOLAZZI, Emanuela Melina da Silva; SCAPINI, Thaís  e  SILVA, Narbal. Leitura Psicodramática dos conceitos de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Resiliência. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 36-45. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180025.

Com a presente pesquisa os autores objetivam realizar uma leitura psicodramática dos conceitos de Resiliência e de Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) na literatura científica. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática em seis bases de dados, nos idiomas inglês, português e espanhol, com oito descritores distintos, nos últimos dez anos. Foram encontrados 1.154 artigos para aplicar os critérios de exclusão, resultando 19 para análise. Em conclusão, foi constatado que não há consenso na literatura sobre os constructos e que é possível formular uma compreensão psicodramática sobre o tema.

Palavras-chave : resiliência; psicodrama; Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License