SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Leitura Psicodramática dos conceitos de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e ResiliênciaO uso das peças do xadrez no jogo dramático: desdobramentos sociométricos e sociodinâmicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

GOMES, Claudia Ferreira. O psicodrama no tratamento das dependências do comportamento patológico de jogar e de comprar. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 46-58. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180026.

Partindo dos critérios diagnósticos de dependência segundo o DSM-5, o objetivo deste artigo é mostrar o mecanismo de evolução da dependência do comportamento patológico de jogar e comprar, a psicodinâmica do jogador/comprador a partir dos referenciais teóricos psicodramáticos e a utilização das técnicas psicodramáticas na elucidação dos conteúdos pessoais que motivam o indivíduo ao impulso de jogar e comprar, geralmente desconhecidos e inconscientes. Será exemplificado pelo relato de sessão dramatizada e pelo discurso de pacientes. Este trabalho é importante para dar visibilidade ao psicodrama como uma abordagem terapêutica eficiente no tratamento do comportamento patológico de jogar e comprar, sob um embasamento teórico sólido, o que permite um domínio da intervenção técnica, foco e especificidade no tratamento.

Palavras-chave : psicodrama; compulsão; dependência; dependência de jogo; dependência de compra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License