SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2O psicodrama no tratamento das dependências do comportamento patológico de jogar e de comprarDo encontro consigo ao encontro com seu paciente:o psicodrama na formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ALCANTARA, Carolina Moreira  e  CONCEICAO, Maria Inês Gandolfo. O uso das peças do xadrez no jogo dramático: desdobramentos sociométricos e sociodinâmicos. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 59-71. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180027.

Este artigo propõe o uso das peças do xadrez no psicodrama como objeto intermediário, abordando suas potencialidades e limitações. A técnica tem sido útil na identificação de conflitos interpessoais em distintas abordagens psicoterapêuticas. Propomos uma articulação do xadrez como instrumento psicodramático e sociométrico e as contribuições de Moreno, explorando sua utilização, como: 1) aquecimento para eliciar emoções e identificar conflitos; 2) instrumento de diagnóstico do átomo social; e 3) ferramenta para a realização de teste sociométrico. Apresenta-se um protocolo de aplicação do xadrez na construção do átomo social no atendimento individual, para auxiliar o terapeuta na utilização desse recurso. Conclui-se que o uso psicoterápico das peças do xadrez requer do psicodramatista criatividade e espontaneidade.

Palavras-chave : psicodrama; relações interpessoais; desempenho de papel; rede social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License