SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número2Conversas de um psicodramatista com NietzscheReflexões sobre a dinâmica das relações fraternas na vida adulta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ROZADOS, Daniela Silveira. Em busca do momento: por uma teoria da temporalidade a partir da obra de Moreno. Rev. bras. psicodrama [online]. 2018, vol.26, n.2, pp. 96-107. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20180030.

O texto aborda o conceito de momento partindo do contexto no qual Moreno o forjou. Analisa o paradoxo da anunciada centralidade desse conceito na obra de Moreno, ainda que este não tenha lhe dedicado tanta atenção. A partir da apresentação e problematização da noção habitual de tempo, linear, universal, objetiva e cronológica, a autora apresenta a noção de momento de Moreno e busca delinear e retomar o sentido central que tem em sua obra. Termina por sugerir uma reaproximação entre a obra de Moreno e de alguns filósofos, em particular Bergson e Deleuze, para que a teoria e a clínica psicodramáticas possam se beneficiar da profundidade que uma teoria da temporalidade fundada na noção de momento possa vir a ter.

Palavras-chave : psicodrama; psicologia e filosofia; psicoterapia; perspectiva de tempo; noção de tempo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License