SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Jogos psicodramáticos no processo de ensino-aprendizagemPesquisa participante a serviço da emancipação e da ruptura de silêncios: Uma experiência no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

NICASTRO, Simone Araújo  e  RIBEIRO, Sonia Lisboa. A transmissão psíquica do medo e sua rematrização pelo método ativo. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 29-38. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190004.

Este artigo propõe uma reflexão sobre a transmissão psíquica de pais para filhos e a produção de sintomas e fantasias na criança. Para tanto, realizou-se uma análise sobre as alianças inconscientes estabelecidas no grupo familiar, nas quais a vergonha e os segredos são as bases primárias para a formação das patologias de transmissão do medo. Por meio de sessões de orientação a pais, adentrou-se aos espaços intrapsíquicos para facilitar a rematrização de histórias fantasísticas da criança e a desarticulação de seus sintomas. Assim demonstrou-se pelo Método Ativo, o qual integra a Psicanálise e o Psicodrama, por meio de objetos intermediários, para obter-se resultados em um caso que retrata a família como um sistema aberto em que o medo se instala em pacientes identificados.

Palavras-chave : transmissão psíquica; psicodrama; medo; família; alianças inconscientes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License