SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1A transmissão psíquica do medo e sua rematrização pelo método ativoInvestigação sociodramática em um ato: pedagogia social a serviço da juventude índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

NOVAES, Marcos Bidart Carneiro; SOUZA, Andréa Claudia de  e  DRUMMOND, Joceli Regina. Pesquisa participante a serviço da emancipação e da ruptura de silêncios: Uma experiência no Brasil. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 39-51. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190005.

O objetivo deste artigo é apresentar a pesquisa participante como estratégia metodológica, em seus fundamentos teóricos e práticos, entrelaçando esses fundamentos com os do Sociodrama. Para  isso, o  trabalho analisa  e discute  uma  experiência  no  Brasil,  realizada com mulheresbordadeiras na periferia de São Paulo e voltada para a formação de um coletivo empreendedor. O foco é o início do trabalho de campo, no qual se abrem espaços comunicativos que permitem a superação de silêncios e a emancipação. Como conclusão, os autores ressaltam que a pesquisa participante pode funcionar como instrumento crítico de rompimento do silêncio e início da mobilização. A pesquisa participante permite gerar conhecimento e superar “estados de resignação” para transformar a realidade dos sujeitos da prática.

Palavras-chave : psicodrama; pesquisa participante; mulheres; mudança social; silêncio.

        · resumo em Inglês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License