SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Pesquisa participante a serviço da emancipação e da ruptura de silêncios: Uma experiência no BrasilPsicologia, palhaçaria e psicodrama: construção coletiva de aprendizados e intervenções índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

MARINO, Marilia J.. Investigação sociodramática em um ato: pedagogia social a serviço da juventude. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 52-64. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190006.

Os jovens do mundo de hoje experienciam desafios de diferentes ordens para a construção de seu projeto de vida e de modo particular; os jovens das classes populares, expostos a situações de vulnerabilidade, encontram poucos espaços para refletirem sobre os novos papéis sociais presentes na caminhada em direção a seu desenvolvimento pessoal-profissional. Os objetivos desta pesquisa-intervenção em um ato voltam-se para a compreensão do modo como jovens vinculados ao “Programa Ação Jovem”, desenvolvido em uma cidade do interior paulista, lidam com alguns desses desafios. O método de trabalho caracteriza-se como um Sociodrama, fundado na abordagem teórico-metodológica de Jacob Levy Moreno (1889-1974), que, como precursor da pesquisa-ação, considera todo ato sociopsicodramático um ato de investigação. Uma Pedagogia Social acontece.

Palavras-chave : pedagogia social; juventude; projeto de vida; sociodrama; espontaneidadecriatividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License