SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Psicologia, palhaçaria e psicodrama: construção coletiva de aprendizados e intervençõesAtos socionômicos: sobrevivência humana e ecologias por métodos ativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

ZAMPIERI, Ana Maria Fonseca. Traumas, sociodramas construtivistas e EMDR: Promoção de saúde com pessoas afetadas por catástrofes naturais. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 75-86. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190008.

A partir de pesquisas realizadas ao longo de dez anos, com pessoas atingidas por catástrofes naturais no Brasil, em 25 cidades e 7 estados, a autora apresenta uma parte dos resultados obtidos em uma tese de doutorado em Psicologia (USAL, Buenos Aires, 2016) em parceria com a Rede de Ecobioética, Cátedra da UNESCO. Articula conceitos teóricos e práticos de sociodramas construtivistas e da terapia EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing), no que se refere à prevenção de traumas pós-catástrofes. Por análise de narrativas de 200 adultos, de níveis socioeconômicos e culturais variados, apresenta resultados que demonstram a eficácia dessas intervenções intra e interpsíquicas na promoção de saúde mental.

Palavras-chave : trauma psíquico; desastres; sociodrama construtivista; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License