SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Metodologias ativas nas demandas educacionais contemporâneas: uma discussão à luz dos processos constituintes da singularidade humana em Edith SteinMétodo Educacional Psicodramático como metodologia ativa no contexto do estágio supervisionado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

CAMARGO, Ricardo Zagallo; LIMA, Manolita Correia  e  TORINI, Danilo Martins. Educação, mídia e internet: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.1, pp. 106-116. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/0104-5393.20190011.

A forte presença da comunicação digital no cotidiano das escolas demanda uma educação que ocupe o lugar de crítica e mediação diante dos discursos em circulação. Alinhados com essa percepção  e  embasados  pela literatura e pelas pesquisas recentes, discutiremos o conceito de letramento digital (digital literacy), que envolve o desenvolvimento de competências para o uso crítico e informado dos meios digitais, em especial, no contexto das metodologias ativas de aprendizagem.  As considerações finais apontam para os desafios encontrados com  o  objetivo de se estabelecer um diálogo virtuoso entre Educação e Comunicação e sugerem como possíveis caminhos o uso das TICs que enfatize seu caráter comunicacional, assim como o diálogo com os conceitos morenianos de espontaneidade e criatividade.

Palavras-chave : educação; letramento; metodologias ativas; mídia; internet.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License