SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Neuropsychodrama: What is happening in our brains in psychodrama? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

BELEM, Aline Oliveira. Possibilidades terapêuticas nas tensões grupais: uma experiência do papel de psicoterapeuta de grupo. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 152-164. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190018.

Este trabalho visa apresentar possibilidades de manejo psicoterápico em conflitos grupais diante da chegada de novo membro a um grupo terapêutico buscando contribuir para o desenvolvimento do papel de coordenador de grupos. Para isso, foram apresentadas três sessões de psicoterapia psicodramática de grupo, levantamento bibliográfico acerca do papel do terapeuta de grupos e do manejo de conflitos. Realizou-se uma análise dos processos télicos e transferenciais entre membros e em relação à psicoterapeuta, bem como as dificuldades e potencialidades inerentes a este papel. A chegada do novo membro permitiu o acesso a aspectos relacionais internalizados pelos participantes em seus vínculos mais conflituosos, com consequente alcance de um estado grupal mais espontâneo.

Palavras-chave : Psicoterapia de grupo; conflitos grupais; psicoterapeuta de grupos; psicodrama.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License