SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Neuropsychodrama: What is happening in our brains in psychodrama?Marcas da maternidade: do ventre para a vida toda índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

SANTOS, Pedro Luís Tizo  e  BITENCOURT, Leandro Carvalho de. Psicodrama, ética e o outro. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 174-185. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190020.

A problemática da ética está presente na vida do psicólogo e no dia a dia de todo psicoterapeuta, psicodramatista ou não. Incitados por questões encontradas na prática profissional, a partir de um resgate bibliográfico do sentido do termo ética no âmbito do psicodrama e de seu confrontamento com a ética proposta por Emanuel Levinas, filósofo da ética, os autores deste artigo articulam o significado último da ética presente no pensamento de Jacob Levy Moreno, e como esta funda os princípios básicos do conceito de Homem-Deus moreniano e, por consequência, toda a prática e pontos fundamentais da teoria. Em última instância, fica clara a necessidade de uma abertura constante ao pensar ético.

Palavras-chave : ética; psicologia; psicodrama; filosofia; fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License