SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Psicodrama, ética e o outroNovas direções para o plantão psicológico: o psicodrama como referencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicodrama

versão On-line ISSN 2318-0498

Resumo

FORLIN, Kathleen Adriane; CASTRO, Amanda; ALBERTON, Nerilza Volpato Beltrame  e  FERNANDES, Fernanda de Souza. Marcas da maternidade: do ventre para a vida toda. Rev. bras. psicodrama [online]. 2019, vol.27, n.2, pp. 186-198. ISSN 2318-0498.  http://dx.doi.org/10.15329/2318-0498.20190021.

Este trabalho teve por objetivo compreender a relevância do vínculo mãe-bebê para o desenvolvimento infantil na perspectiva de mães e gestantes. Para tal, foi utilizada a técnica do Psicodrama Interno, em que as participantes estabeleceram conversas com a mãe no passado, o filho atual e o filho no futuro; também utilizou-se questionário semiestruturado. Diante da realização da pesquisa, percebeu-se que as participantes entendem o papel de mãe como o papel de cuidar, proteger, apoiar, educar e amar, compreendendo que se constituem como exemplo. Além disso, há a ideia de que o que ocorre na gestação afeta tanto a formação do feto como o desenvolvimento de sua personalidade após o nascimento.

Palavras-chave : Maternidade; Vínculo; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License